14 de mar. de 2013

Grávidas devem prevenir dor nas costas

As dores nas costas durante a gestação atingem oito em cada dez grávidas. Elas aparecem com mais intensidade nos últimos três meses. Para evitá-las, o melhor remédio é a precaução.




A professora adjunta do Departamento de Obstetrícia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Sandra Maria Alexandre diz que o mais importante é manter uma boa postura, tanto no trabalho, como nas atividades em casa. Ela também aconselha fazer alongamento e, nos casos mais graves, recorrer à Reeducação Postural Global (RPG) e à fisioterapia. 

Sandra explica que as dores são causadas pela acentuação da lordose, que é a curvatura da lombar, decorrente do aumento do tamanho do útero. Isso acaba fazendo com que a musculatura paravertebral fique mais contraída. Por isso, é preciso ficar de olho nos ponteiros da balança, para evitar o ganho excessivo de peso.

A obstetra alerta que a grávida também não pode carregar peso. Se precisar se abaixar para pegar algo no chão, ela deve flexionar os membros inferiores, e não curvar as costas. Na hora de dormir, atenção ao travesseiro. Ele precisa estar na altura adequada, para que a cabeça fique alinhada com o tronco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também