20 de mar. de 2013

Saiba como evitar as manchas na pele na gestação

Melasma ou cloasma, mais conhecidas como manchas de pele, podem surgir em qualquer pessoa independente da idade ou sexo. Mas em gestantes que estão passando pelo terceiro trimestre da gravidez podem ser mais comuns. “As modificações em geral acontecem por aumento da atividade glandular e de forma particular pela maior produção hormonal (estrógeno e progestágeno). 


O pico destes hormônios varia de acordo com o período gestacional e refletem nas manifestações cutâneas”, explica Dra. Samar El Harati, dermatologista do Hospital e Maternidade São Luiz.
Segundo a dermatologista, essas manchas são normais e afetam de 75 a 90% das gestantes. No geral cloasmas de cor marrom clara surgem nos braços, rosto, colo e próximo aos seios e tendem a desaparecer espontaneamente após o nascimento do bebê. Quando não, a mamãe pode procurar tratamentos naturais que não prejudiquem a amamentação.
“Ácidos para peelings, cremes clareadores, tratamento com laser e luz pulsada não são recomendados para melhorar as manchas durante a gestação, mas são tratamentos propostos após o nascimento do bebê”, explica a dermatologista.
Para prevenção das manchas na gravidez o melhor tratamento é o uso do protetor solar, chapéu e boné sempre que houver exposição aos raios UVA e UVB. E, quando não, apenas o filtro solar para diminuir agressões à pele causada pela lâmpada.
Outro alerta importante é sobre o uso da cera na depilação. A técnica de remoção dos pelos acentua ainda mais a produção de cloasma, além do buço ser a região que mais transpira no calor, fazendo a proteção solar sair mais rápido.
A Dra. Samar El Harati também listou outras alterações fisiológicas comuns nas gestantes:
- Intensificação da cor da linha média do abdômen, dos mamilos, da aréola, área genital e parte superior e interna das coxas;
- Aumenta o crescimento de pelos pelo corpo e as unhas podem tornar-se mais quebradiças;
- Glândulas sudoríparas podem aumentar atividade de função;
- Estruturas vasculares da pele podem aumentar e acarretar em varizes, hemorroidas, trombose e telangectasias;
- Alteração de tecido conjuntivo pode ser identificada através de estrias no abdome, mamas e coxas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também