21 de mar. de 2013

A importância da amamentação

O aleitamento materno é a forma mais eficaz de diminuir a mortalidade infantil e traz benefícios para a mamãe e o bebê.


São inúmeros os benefícios do leite materno, pois tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água e é de mais fácil digestão que qualquer outro tipo de leite, pois foi feito para ele. O leite materno funciona como uma verdadeira vacina, protegendo o bebê de muitas doenças. Após o 6º mês deve-se iniciar a introdução de alimentos saudáveis, mantendo o aleitamento materno.
Além disso, sugar o peito é um exercício para o desenvolvimento da face do bebê e ajuda a ter uma boa respiração.
Para a mamãe que amamenta reduz o peso mais rapidamente após o parto e ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de anemia por hemorragia. Também reduz o risco da mamãe ter diabetes, câncer de mama e de ovários.
O momento da amamentação é um importante ato de amor, favorecendo um contato mais íntimo entre a mamãe e o bebê.
Lembrando que quanto mais tranquila e descansada a mulher estiver, mais fácil será amamentar e procurar uma posição confortável para que o bebê consiga mamar de forma correta, abocanhando toda a aréola e não somente o mamilo.
Quanto a alimentação, para a mamãe que amamenta, deverá ser bem variada e saudável cortando de sua dieta as frituras e pratos com molhos gordurosos, limitando o consumo de café e refrigerantes  e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também