18 de fev. de 2013

Exames que devem ser feitos nos recém-nascidos

Assim que o bebê nasce, entre as principais preocupações da mamãe e da equipe médica estão os testes que podem garantir uma vida saudável. Entenda quais são e para que servem os testes feitos nos recém-nascidos.



Teste do pezinho: o médico faz um pequeno furinho no calcanhar do bebê após 48 horas do nascimento. Pode detectar doenças genéticas, metabólicas e infecciosas, como o hipotireoidismo e deficiência mental. É realizado no hospital e é gratuito.

Teste da orelhinha: um médico fonoaudiólogo coloca pequenos fones no ouvido do bebê que emite sons, assim o especialista avalia a resposta do cérebro ao estímulo e pode ser feito no segundo ou terceiro dia de vida. Poderá detectar logo cedo qualquer problema auditivo. É gratuito e obrigatório na rede pública de saúde.

Teste do olhinho: o pediatra ou oftamologista usa um aparelho que emite um feixe de luz capaz de refletir algumas cores nos olhos do bebê. Pode detectar diversos problemas oculares e evitar uma cegueira irreversível. É realizado ainda nos primeiros dias de vida do bebê, no próprio hospital.

Teste do coraçãozinho: a enfermeira é quem realiza o procedimento, com o uso de uma pulseira que mede rapidamente e sem dor a quantidade de oxigênio no sangue do bebê. Este exame pode detectar problemas cardíacos. É feito entre 24 e 48 horas de vida. Não é obrigatório, mas alguns hospitais realizam gratuitamente, basta a mamãe solicitar pelo exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também