14 de out. de 2013

Manchas durante a gravidez

As manchas que aparecem durante a gravidez, recebem a denominação de melasma ou cloasma gravídico, são causadas pelas alterações hormonais e geralmente aparecem por volta dos seis meses de gravidez, podendo durar até mesmo alguns anos após o bebê nascer, se não for bem tratada.


Essas manchas geralmente são de cor marrom e aparecem em maior quantidade no rosto, tendo preferência pelas maçãs do rosto, testa e nariz, e podem também serem encontradas no colo e próximo aos seios. São regiões em que a pele é mais fina e tende a sofrer mais com a exposição solar. 

Para evitar o melasma, as mulheres não devem se expor ao sol sem proteção solar durante a gravidez. O cloasma gravídico pode desaparecer espontaneamente após a gravidez, não exigindo, às vezes, nenhum tipo de tratamento. 

No entanto, o tratamento acelera o seu desaparecimento. Após a melhora, a proteção solar deve ser mantida para evitar o retorno das manchas, que ocorre com bastante frequência.

Para o tratamento do melasma é fundamental o uso de protetores solares sempre que houver exposição da pele ao sol ou mormaço e mesmo em dias frios, nublados ou chuvosos, devendo-se dar preferência aos que contenham filtros que bloqueiam a passagem da radiação ultravioleta, como o dióxido de titânio.

Recomenda-se o uso de filtro solar diário, no mínimo, com fator de proteção 15. Se for para a praia, piscina ou fazer passeio ao ar livre, aumente o fator de proteção solar para 30 ou 60, além de fazer uso de chapéu ou boné, óculos escuros e preferir locais à sombra. 

É preciso reaplicar o protetor solar a cada duas horas. Também deve-se reaplicar após cada mergulho ou suor intenso. E lembre-se de aplicar o filtro em todo o corpo, pois a radiação ultravioleta do sol ultrapassa a roupa, principalmente os tecidos finos, e atinge a pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também