17 de out. de 2013

Aborto de repetição

O aborto de repetição ou aborto habitual ocorre quando a mulher sofre de duas ou mais perdas gestacionais naturais consecutivas antes da 20ª semana de gravidez.


Apesar do aborto ser uma ocorrência comum, duas perdas consecutivas acontecem em apenas 5% dos casais e três perdas consecutivas em 1% deles.

A ocorrência de um aborto não indica avaliação mais aprofundada. Porém, depois de dois abortos consecutivos indica-se uma avaliação criteriosa do casal.

É importante ressaltar que mesmo após investigação exaustiva, mais de 50% dos casais ficam sem diagnóstico definido. Ainda assim, existem boas chances de que uma próxima gestação chegue até o final.

As principais causas do abortamento de repetição estão citadas a seguir:

- Idade Materna: a partir dos 40 anos, as chances de um aborto podem passar 30%. Isto acontece por que o envelhecimento dos óvulos faz com que os embriões gerados tenham maior chance de apresentar anomalias cromossômicas.

- Anomalias Cromossômicas: a maioria dos abortos ocorre por anomalias cromossômicas devido a um erro aleatório na “recombinação” cromossômica durante a formação do embrião, ainda que os pais sejam jovens e saudáveis.

- Alterações Metabólicas e Obesidade: mulheres com diabetes não controlada e/ou obesas têm maior chance de ter um aborto. Recomenda-se o controle dos níveis de açúcar no sangue e a perda de peso.

- Alterações Uterinas: as alterações da anatomia uterina, principalmente as que distorcem a cavidade do útero, podem ser causa de aborto. Os Miomas, aderências, malformações uterinas, devem ser tratados se identificados. 

- Causas endócrinas: caracterizada por uma produção diminuída de progesterona no período de implantação, onde tal hormônio tem participação fundamental. 

Em 20% dos casos de aborto de repetição não é possível determinar uma causa específica, para estes casais, o aconselhável é buscar um estilo de vida saudável, evitar fumo, uso de álcool, cafeína em excesso e realizar exercícios físicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também