22 de mai. de 2013

Qual o momento certo para o desfralde do bebê


É por volta dos dois anos que a criança está pronta para abandonar as fraldas e passar a usar o peniquinho ou, até mesmo, o vaso sanitário. Entretanto, cada um tem seu momento e cabe aos pais o acompanhamento e o auxílio nesta fase.


No entanto, sabe-se que o fato de pressionar a criança a largá-la antes da hora gera revolta e resistência. Parte do sucesso do treinamento está em iniciá-lo quando a criança estiver preparada, independentemente da idade. Durante o processo de aprendizagem é importante não voltar atrás, uma vez que você retirou as fraldas, jamais retorne a elas.

Os sinais de que o bebê está pronto são os seguintes:
· A fralda fica seca por no mínimo duas horas durante o dia (isso pode não ocorrer se seu filho bebe muito líquido).
· Seu filho para de brincar para urinar ou defecar, o que mostra que já tem consciência dessas sensações em seu corpo. Ele compreende as palavras referentes ao assunto, como "molhada" ou "cocô".
· Seu bebê já entende e segue ordens simples, além de pedir algumas vezes para ser trocado (embora nem sempre esteja disposto a parar para tirar a fralda).
· Outro fator que influencia o treinamento higiênico é o temperamento. Uma criança ativa não vai estar disposta a sentar-se no penico nem por um minuto. O melhor a fazer é esperar até que ela tenha paciência para ficar sentada e ouvir uma história curta.

As recaídas são inevitáveis, e diante delas, mantenha a calma e diga algo do tipo “escapou, mas da próxima vez sei que você tentará avisar antes”. Cuidado para não valorizar demais o incidente, porque o pequeno pode achar que vale a pena fazer xixi nas calças para chamar a atenção. E, principalmente, jamais humilhe a criança: além de prejudicar a auto-estima dela, essa atitude pode levar a problemas como constipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também