20 de dez. de 2013

Qual mamadeira é a certa para seu bebê?


O uso da mamadeira não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria e a lista de motivos é enorme: ela pode afetar a arcada dentária, succão, respiração, prejudicar o vínculo da mãe com o bebê, gerar um possível aumento na incidência de candidíase oral e de parasitoses intestinais, entre outros problemas. 

Porém, na prática, muitas mulheres fazem uso da mamadeira porque precisam voltar ao trabalho. Neste caso, é bom saber como escolher bem o produto.

As opções de mamadeiras que existem à venda são inúmeras, mas o mais importante é o tamanho do furo do bico, pois é fundamental que ele seja pequeno, pois se for muito grande, o fluxo do líquido sai muito rápido e o bebê pode se engasgar.

Existem mamadeiras que possuem bicos com três tamanhos de furos, um bem fininho para água, outro médio para o leite, e um maior para possíveis misturas, como leite e frutas. O tamanho do bico deve ser escolhido de acordo com a idade da criança, ou seja, para bebês de zero a seis meses o nº 1 e para bebês de seis meses em diante o nº 2.

É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo por pelo menos seis meses, exceto quando a mãe esteja impossibilitada de realizar a tarefa, pois o ato do bebê amamentar prepara a musculatura dos lábios, da língua e da bochecha e assim facilitará depois para quando começar a mastigar os alimentos.

Outros itens importantes à serem considerados, é que a mamadeira tenha um bico ortodôntico, pois seu formato permite maior aproximação dos lábios e melhor elevação da língua. Que o bico da mamadeira seja de silicone e não de látex, por ser mais higiênico e também observar que o produto seja testado pelo Inmetro.

A orientação para as mães, é que o uso da mamadeira não deve ultrapassar um ano e meio de idade da criança e após ensinar a usar o copo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também