23 de dez. de 2013

Dicas para seu filho comer frutas e verduras


O segredo para fazer seu filho comer frutas e verduras está na persistência, na criatividade e também envolvê-lo na compra dos alimentos.


Até por volta dos dois anos de idade as crianças não costumam oferecer resistência aos alimentos. Muitas estão até habituadas ao consumo de batatas, cenouras e espinafre, mas em forma de sopa ou papinha. Quando é hora de apresentar estes alimentos em sua forma natural, a criança estranha e até rejeita.

Outro fator que agrava a situação é o contato do pequeno com os alimentos industrializados, principalmente o açúcar e as frituras, o que acabam por gostar mais do que as verduras e frutas.

E a função dos pais é controlar o que entra em casa. Se pães integrais e produtos de hortifruti frescos estão sempre à mesa, as crianças terão menos chances de consumir balas e salgadinhos.

Além disso, existe também o bom exemplo dos pais. Se a criança senta-se à mesa e vê seus pais se alimentando com verduras, legumes e frutas, elas também passarão a comer esses alimentos.

Variar nos cortes, na preparação e na apresentação também pode ajudar. Se a criança não come brócolis refogado, tente fazer bolinho de brócolis ou colocar a verdura no arroz. Muitas crianças podem rejeitar cenoura cortada em rodelas, mas gostar de comê-las em palitinhos. E um prato com uma carinha desenhada com os alimentos é bem mais atraente do que a disposição simples da comida.

Também não perca tempo forçando a criança a aceitar couve-flor se ela já come chuchu, espinafre e batata doce. Seu filho não é obrigado a gostar de todas as verduras e legumes existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também