5 de dez. de 2013

A participação do pai na vida dos filhos

Os filhos precisam de compreensão, carinho e respeito dos pais para que possam desenvolver seu potencial afetivo e intelectual. E o pai também precisa ter vínculo com seu filho, estar presente e ajudar a mulher no dia-a-dia como os cuidados e atenção.


Apesar de algumas mudanças na estrutura familiar, como mulheres trabalhando fora o dia inteiro e maior participação dos parceiros dentro de casa, ainda existe um distanciamento de muitos pais na criação dos filhos.

Já que tem muito papai por aí que não sabe como ser mais presente na vida dos filhos, separamos algumas dicas para vocês não perceberem tarde demais que o tempo passou e um espaço imenso foi criado entre vocês.

- Leve um café da manhã na cama. Separe a bolacha preferida, o suco que seu filho mais gosta e o surpreenda. Assim ele vai pra escola mais feliz e nem se incomodará de acordar tão cedo.

- Quando sair para comprar o jornal, chame as crianças para irem junto. Além de incentivar o hábito de ler, você pode aproveitar o passeio para conversar sobre as notícias que correm no mundo.

- Se o seu filho passa o dia inteiro na internet, mande e-mails durante o dia simplesmente para dizer que o ama. Envie links de sites que você acha a cara dele e troque mensagens via Twitter.

- Reserve alguns finais de semana para dar uma voltinha na cidade. Leve- o para conhecer o bairro em que você morava quando tinha a idade dele, a escola em que você estudava. Será uma volta ao tempo para você e uma excelente maneira da criança entender um pouco da sua história.

- É sempre a mãe que cuida das roupas e dos sapatos? Dê alguma peça que é a cara do seu filho ou simplesmente faça um elogio sobre o seu visual.

- Convide seu filho para te ajudar a preparar o almoço. Você vai descobrir habilidades incríveis que ele tem. E também pode descobrir os seus gostos e comidas preferidas.

- Na hora de ver TV, mude a organização da sala, jogue almofadas no chão e transforme o espaço em um lugar bem confortável. Chame as crianças para deitar no seu colo e não se envergonhe de deitar no colo delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também