16 de dez. de 2013

Alguns desafios da maternidade

A maternidade é vista como um dos momentos mais lindos e felizes na vida de uma mulher, mas implica em transformações determinantes em seu estilo de vida.


A seguir relacionamos algumas das preocupações e medos das mães com relação à maternidade:

- Parto: para tudo correr bem durante o parto, basta realizar seu pré-natal conforme orientação do seu médico e manter hábitos saudáveis. Se você está se aproximando do parto e quer dar uma ajuda ao seu corpo, dicas como fazer exercícios físicos leves, sexo e até acupuntura podem ajudá-la a ter um trabalho de parto tranquilo .

- Voltar ao trabalho: dar continuidade à carreira interrompida pela gravidez não significa negligenciar a educação de seu filho. Basta procurar uma adaptação que permita acompanhar o processo de desenvolvimento dele, participar de suas atividades e se fazer presente em sua vida, mesmo que por algumas horas do dia. 

- Futuro dos filhos: as mães se preocupam em como será sua personalidade e que tipo de postura e referência os pais podem adotar para tudo sair bem no final. Mas o importante é a criança crescer com valores humanos, de respeito à vida e ao próximo. 

- Perder os filhos: as mães podem impedir de tornar-se uma preocupação maior do que deveria, acompanhando de perto a vida dele e sua relação com a rotina torna a mãe mais segura. 

- Educar de maneira errada: o grande desafio dos pais é entender os novos limites a explorar, que tipo de apoio os filhos necessitam, que dificuldades enfrentam e como é possível ajudá-los.

- Deixar com a babá: superar este medo depende do ajuste das expectativas, além da procura por boas fontes e referências. Mas é importante permitir à babá o desenvolvimento de um vínculo com a criança. em vez de considerar a babá uma ameaça para sua relação com seu filho, considere-a uma amiga capaz de ajudá-lo a se desenvolver com mais qualidades.

- Forma física: uma boa alimentação, atividade física e acompanhamento de profissionais especializados são os pilares de sustentação da recuperação da antiga forma, além de persistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também