9 de set. de 2013

Toxoplasmose e gestação

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoário e a forma mais comum de contrair essa doença é pela ingestão de água, frutas e legumes contaminados, e também, pelo consumo de carne crua ou mal passada, sendo um grande risco para as pessoas e também para os animais domésticos, como os cães e os gatos.



A infecção ocorre pela ingestão do parasita que está no ambiente contaminando os alimentos, água e solo. Após a ingestão do parasita, ele pode se alojar em diferentes partes do corpo como nos músculos, fígado, pulmões, cérebro ou intestino. A infecção também pode atingir o feto durante a gestação.

A pessoa contaminada por toxoplasmose apresenta febre, gânglios aumentados e sinais neurológicos, como transtorno visual. Mas como explicado, a maioria das pessoas não desenvolve a doença, criando anticorpos contra ela.

Mas de uma forma errada, costuma-se atribuir aos gatos a culpa pela transmissão da toxoplasmose.

No caso de mulheres grávidas, não é necessário se desfazer do animal de casa, temendo a doença, pois o contágio não se dá através do toque no animal. Portanto, a gestante pode tocar, acariciar e conviver tranquilamente com o gato.

Para as futuras mamães que tem gatos, basta tomar alguns cuidados como, por exemplo, limpar diariamente a caixa de areia onde ele deixa suas fezes com água fervendo, sempre usando luvas de borracha, não alimentá-los com carne crua ou parcialmente cozida e evitar que tenham o hábito de caça à ratos.

Se preferir, o seu gato pode fazer um exame para detectar se ele possui ou não a toxoplasmose, e se for positivo, ele pode fazer o tratamento para curar dessa infecção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também