4 de jul. de 2013

Gravidez: segundo trimestre

Esta é considerada a melhor fase da gravidez, os desconfortos iniciais diminuem e a barriga ainda não pesa tanto. O bebê já está com os principais órgãos formados, escapou da fase mais crítica para as malformações.
A partir do quarto mês, suas formas vão começar a mudar rapidamente. A cintura engrossa e a barriguinha fica distendida logo abaixo do estômago. Por causa da retenção de líquidos, a parte superior do tronco avoluma-se, assim como braços e rosto. 


Por volta do quinto mês, é provável que seus seios já produzem colostro, substância rala que alimentará seu bebê nos primeiros dias de vida.
O inchaço de pés e pernas se torna mais frequente, pois, ao crescer, a barriga dificulta a circulação nessas áreas do corpo.
Fique atenta às infecções urinária e genital. Os sinais podem ser ardor ao urinar, urina com cor mais escura, dor na parte inferior da barriga. A gestação é uma fase propícia para esse tipo de problema, porque a região da vagina recebe uma quantidade maior de sangue e glicogênio.
O embrião, que terminou o primeiro trimestre do tamanho de uma pêra e com 18 gramas, chegará ao final do sexto mês medindo 33 centímetros e pesando 570 gramas.
No quarto mês, sua pele ainda é tão fina que deixa à vista a rede dos vasos sanguíneos. Seu corpo cobriu-se de pêlos fininhos, despontam as sobrancelhas e os cílios. Os órgãos genitais estão formados. Ele chupa os polegares e, com as juntas dos braços e pernas já completas, mexe-se com vigor, embora as mamães de primeira viagem ainda não consigam perceber. Seu coraçãozinho bate quase duas vezes mais rápido que o da mamãe e lá pela 14ª semana poderá ser ouvido pelo médico com o auxílio de um aparelho especial.
No quinto mês, o bebê já terá cabelos e os dentinhos começam a se desenvolver. Nesse momento, a mãe lhe fornece, por meio do sangue, uma dose de substâncias protetoras que o ajudarão a resistir a possíveis doenças nas primeiras semanas de vida. Com ouvidos atentos, ele reage a ruídos externos e você começará a perceber os seus movimentos intensos. Ele ainda é magrinho ao completar o segundo trimestre, porque não começou a acumular gorduras. Nesse sexto mês, formam-se as glândulas sudoríparas. Ele tosse, soluça e alterna momentos de intensa movimentação com outros de quietude, e também, dorme cerca de 16 a 20 horas diárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também