10 de jul. de 2013

Futura mamãe! Você sabe o que é pré-eclâmpsia?

A pré-eclâmpsia é uma condição médica onde a hipertensão surge na gravidez. As causas ainda não foram bem estabelecidas, mas parece provável que são substâncias provenientes da placenta que podem causar disfunção nos vasos sanguíneos maternos das mulheres suscetíveis a ter elevação da pressão arterial.


A pré-eclâmpsia ocorre em cerca de 10% das gestações, geralmente no segundo ou terceiro trimestre e após a 32ª semana. Em casos mais raros, para algumas mulheres pode ocorrer a pré-eclâmpsia logo em 20 semanas de gravidez.

É muito mais comum em mulheres que estão grávidas pela primeira vez, e sua frequência cai significativamente na segunda gravidez. 

Ela também é mais comum em mulheres que têm preexistente doenças como hipertensão, diabetes, doenças auto-imunes como lupus, doença renal, com histórico familiar de mulheres obesas, pré-eclâmpsia e com gestação de gêmeos ou trigêmeos e para aquelas que tiveram em uma gravidez anterior.

A pré-eclâmpsia pode também ocorrer no período imediato ao pós-parto, isto é, o momento mais perigoso para a mãe é entre às 24 e 48 horas após o parto, onde deve ser prestada atenção cuidadosamente aos sinais e sintomas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também