14 de fev. de 2013

As fases do parto

O trabalho de parto pode durar em média cerca de 8 a 12 horas, variando de gestante para gestante e também se é a primeira gestação ou se a mulher já teve bebês anteriormente.


Primeira fase: dilatação
Acontece quando as contrações do útero iniciam uma frequência permanente, variando de 2 a 3 contrações em cada 10 minutos e cada uma delas durando cerca de 30 a 50 segundos. O colo uterino inicia sua dilatação com cerca de 2 a 3 centímetros e juntamente com os esforços maternos atinge o seu máximo de 10 centímetros de diâmetro. Nem sempre a ruptura da bolsa d'água indica o início do trabalho de parto, pois o natural é que a bolsa d'água seja rompida no momento do nascimento. 

Segunda fase: período expulsivo
Esta fase do parto significa a própria expulsão do recém-nascido. Na maioria das vezes, a cabeça do bebê é a primeira parte a sair do canal vaginal, mas se caso o bebê encontrar-se em outras posições, que também é possível, poderá necessitar de cesárea.

Terceira fase: dequitadura
Compreende o desprendimento e saída da placenta e das membranas ovulares intra-uterinas que protegeram o bebê durante a gestação.

Quarta fase: recuperação
Corresponde à primeira hora depois da saída da placenta. É  muito importante este período para impedir o sangramento excessivo, pois neste momento há possibilidade de ocorrer hemorragias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também