5 de fev. de 2013

A importância do pré-natal

Quando a mulher confirma a gravidez irá iniciar o pré-natal, onde as consultas ao obstetra se tornarão mensais para avaliação do peso, pressão arterial entre outros acompanhamentos da sua saúde e também do bebê. Em cada mês são pedidos diversos tipos de exames, vamos conhecer o nome e um pouquinho da funcionalidade sobre cada um deles.
1º Mês: é feito um hemograma completo para saber se a futura mamãe tem anemia ou algum outro tipo de infecção. Também serão feitos exames para rubéola, toxoplasmose, hepatite B e C, sífilis, HIV, citomegalovírus, pois estas doenças podem ser passadas para o bebê.

2º Mês: através da ecografia transvaginal será possível ouvir o coraçãozinho do bebê e calcular a idade gestacional.

3º Mês: uma ecografia para avaliação de translucência nucal irá avaliar se há possibilidade de ocorrer doenças genéticas como a síndrome de down.

4º Mês: é pedido uma ecografia morfológica de 1º trimestre para investigar anormalidades cromossômicas do feto.

5º Mês: é solicitado uma ecografia morfológica de 2º trimestre para investigar má-formações anatômicas do feto.

6º Mês: é feito um ultra-som morfológico com Doppler que avalia o crescimento e desenvolvimento do feto.

7º Mês: são refeitos alguns exames de sangue no laboratório para acompanhar se continua tudo bem com a saúde da gestante.

8º Mês: o exame do estreptococo é feito para saber se a gestante possui uma bactéria na vagina ou no ânus, pois é perigoso quando o bebê nasce pegar uma infecção ou até causar sua morte.

9º Mês: serão realizados ultra-som para acompanhamento da posição e do peso do bebê, pois se aproxima a data do parto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também