25 de jan. de 2014

1 ano do blog Guia Materno

O blog Guia Materno está comemorando um ano e agradece à todos os leitores que acompanham este trabalho.

Parabéns Guia Materno!!!



23 de jan. de 2014

Como lidar com a cena de choro e birra das crianças

A situação do filho esperneando em meio à uma multidão de pessoas é constrangedor e frustrante, pois faz pensar que não foi educado corretamente. Os pais ficam com um sentimento de vergonha pelo escândalo em público, mas o mais importante é manter a calma e lembrar que ser mãe e pai não é fácil.


A raiva infantil é desencadeada por um desejo não atendido. Os bebês já sentem isso quando estão com fome e a mamada não vem, têm mais frio do que gostariam ou o brinquedo não faz tudo que desejam. 

A agressividade pode vir de um modelo que se tem em casa ou de um amiguinho ou priminho que consegue o que quer fazendo escândalo. Contudo, é a partir da reação dos pais à crise de raiva que a criança opta ou não por se comportar assim em situações semelhantes. 

Na hora da crise de raiva, se for possível, os pais devem sair de perto da criança. Assim, eles têm uma chance de respirar fundo, se acalmar e tomar uma decisão mais consciente. Nas situações em que ela não pode ser deixada sozinha, ela deve ser retirada do ambiente. 
E se a crise de raiva colocar em risco a integridade física da criança ou de outra pessoa, é dever dos pais contê-la fisicamente. Mas atenção: isso é diferente de bater!

Apesar de muitas vezes parecerem a mesma coisa, a raiva é diferente da manha. A manha pode vir de cansaço, sono ou fome e deve ser respeitada. O jeito de diferenciá-las é conhecendo os hábitos do seu filho e excluindo cada uma das necessidades fisiológicas, certificando de que a criança está bem alimentada, descansada e confortável.

Pode parecer uma birra sem fundamento, mas, na maioria das vezes, as crises não começam sem motivos. Pode ter sido uma injustiça, uma promessa não cumprida, uma sensação de vergonha ou mal estar. Por isso seja sempre honesto com seu filho.
Crianças querem e precisam de orientação para seguirem seus caminhos. Não ignore simplesmente uma crise de raiva. Entenda por que ela aconteceu, talvez você tenha prometido aquele sorvete, mas ficou com pressa e nem sequer se deu ao trabalho de fazer a criança entender que não deu tempo de comprá-lo.

20 de jan. de 2014

4 receitas deliciosas de papinhas para seu bebê

Vamos conferir a seguir, 4 receitas maravilhosas de papinhas para seu bebê.



Papinha de frango, arroz, ervilha, cenoura e espinafre

Ingredientes:

- 1 colher de sobremesa de óleo vegetal
- 1 colher de chá de cebola picada
- 2 colheres de sopa de frango cortado em cubos pequenos
- 1 colher de sopa de arroz cru lavado
- 1 colher de sopa de ervilha fresca
- ½ cenoura pequena picada em cubos
- 2 colheres de sopa de espinafre picado

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o frango. Acrescente em seguida o arroz, a ervilha e a cenoura. Cubra com água. Tampe a panela e cozinhe até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Junte o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos. Amasse todos os ingredientes com um garfo e sirva.

Rendimento: 1 ou 2 porções


Purezinho de chuchu e cenoura

Ingredientes:

- 1 colher de chá de óleo vegetal
- 1 colher de chá de cebola picada
- ½ chuchu pequeno cortado em cubos pequenos
- ½ cenoura pequena cortada em cubos pequenos


Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola. Acrescente em seguida o chuchu e a cenoura. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo até que todos os ingredientes estejam bem macios e com um pouco de caldo. Amasse todos os ingredientes com um garfo.


Rendimento: 1 porção


Papinha de carne, cenoura, espinafre e caldinho de feijão


Ingredientes:

- 100 gramas de cenoura cozida
½ xícara de espinafre
- 1 colher (sobremesa) de azeite de boa qualidade
- 1 colher (sobremesa) de cebola ralada
- 1 colher (sobremesa) de salsinha fresca
- 100 gramas de carne moída
- ½ xícara de caldinho de feijão


Modo de preparo:

Em uma panela aqueça o azeite e refogue a cebola até murchar. Acrescente a carne e refogue por 5 minutos. Junte a cenoura, a salsa, o espinafre e 1 xícara de água. Cozinhe por 20 minutos ou até que os legumes estejam macios. Quando estiver pronto, amasse com o garfo ou passe na peneira. Acrescente o caldinho de feijão e sirva.


Papinha de carne, batata, beterraba e abobrinha


Ingredientes:

- 1 colher (sobremesa) de óleo de girassol
- 1 colher (chá) de cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres (sopa) de carne desfiada
- 2 batatas pequenas cortadas em cubos médios
- 2 colheres (sopa) de beterraba em cubos médios
- ½ colher (café) de sal


Modo de preparo:

Em uma panela de pressão, cozinhe a carne e depois desfie. Reserve. Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho, a carne desfiada e o sal. Acrescente em seguida a batata e a beterraba. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até todos os ingredientes estiverem bem macios. Amasse tudo com o garfo e sirva.