7 de ago. de 2013

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio (camada que reveste o útero por dentro e responsável pela formação da menstruação) fora do útero, mais frequentemente no ovário e no peritôneo (membrana que reveste os órgãos pélvicos e abdominais).

Há uma estimativa que a incidência de endometriose pode chegar a 45% em pacientes inférteis.


Ela pode variar desde casos assintomáticos até dores pélvicas incapacitantes. Os sintomas mais comuns são dor pélvica moderada e com duração superior há seis meses, cólicas menstruais e dor na relação sexual.

A maneira mais adequada de se fazer o diagnóstico é através da vídeo-laparoscopia, pois permite além da visualização das lesões, a classificação do grau de intensidade da doença, a realização de biópsia para confirmação diagnóstica, bem como o seu tratamento.

A endometriose é uma doença sem cura, e o tratamento deve-se levar em consideração a intensidade dos sintomas e o desejo ou não da paciente engravidar. Após a vídeo-laparoscopia, utilizam-se medicações que promovem a parada temporária das menstruações, levando a regressão das lesões de endometriose. Este tratamento dura em média de 3 a 6 meses.

Após o tratamento, uma das opções para as pacientes que não desejem engravidar, é o uso contínuo de anticoncepcionais hormonais, com a intenção de prevenir o retorno dos sintomas.

Para as mulheres que desejam engravidar, mas estão encontrando dificuldades, uma solução seria fazer uma fertilização in vitro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário também