30 de ago. de 2013

Vejam alguns ensaios newborn de bebês

Os papais e mamães adoram fotografar os seus bebês, afinal, eles crescem tão rápido que o melhor é registrar todos esses momentos únicos e felizes nas suas vidas.

E a grande novidade são as fotografias newborn, que são feitas com os bebês recém-nascidos com até 15 dias de vida. Os ensaios são feitos em estúdio, mas também tem muitos fotógrafos que podem fazê-los na casa.

Nessa nova técnica, são usados acessórios como mantas, cestos e outros para conseguir poses inusitadas e também realçar os detalhes dos pés, mãos, pernas, feições e o comportamento.

O resultado fica muito lindo, confira alguns exemplos deste tipo de fotografia:















29 de ago. de 2013

Gravidez por fertilização in vitro de Ana Hickmann

A mais nova futura mamãe famosa do momento é a apresentadora de televisão Ana Hickmann


Ela e o marido, conversaram com a equipe da revista Contigo, e revelaram que a gravidez foi através de fertilização in vitro.

Aproveitando desta notícia, o blog Guia Materno, gostaria de saber de você leitora a sua história. Se encontrou dificuldade em engravidar ou fez algum tipo de tratamento.

Após recebermos os depoimentos, iremos publicar no blog para que outras mulheres que estão tentando engravidar e não estão conseguindo, encontre nestas histórias outras tantas mulheres que passaram pelas mesmas dificuldades e que no final o resultado foi o tão sonhado POSITIVO.

Convidamos à compartilharem suas histórias, enviando-nos para o e-mail: guiamaterno@gmail.com.

27 de ago. de 2013

Massagem para o bebê

O contato entre pais e filhos tem importância vital para o relacionamento, porque possibilita o fortalecimento e o vínculo, contribuindo para o desenvolvimento físico e emocional do bebê.

Quando o bebê é tocado, acariciado e massageado tem maiores possibilidades de crescer alegre, independente e afetivo. 


A massagem, conhecida como Shantala, deve ser feita numa relação de profundo amor, união, concentração e harmonia entre mãe e filho. Neste momento, os dois, unidos produzem uma interação perfeita, tornando-se fácil deixar que a energia flua.

A partir do primeiro mês, a mamãe poderá fazer a massagem, pois o bebê já está com a pele mais preparada.

Deve ser realizada num ambiente calmo, silencioso ou com uma música instrumental ou relaxante.

A Shantala não deve ser praticada quando o bebê está muito doente, com resfriado ou febre, diarréia, com crises de cólica, de estômago cheio e nem vazio, não pode estar dormindo e nem com frio.

O bebê deve estar predisposto e participativo e de forma alguma deve ser imposta. E ele vai descobrir isso e passar a gostar, esperando a cada dia por ela.

É importante que seja feita diariamente, sempre de dia e respeitando o ritmo do bebê, fazendo a massagem no horário mais adequado a sua rotina.

Pode ser usado algum óleo vegetal puro e natural, ou seja, sem químicas ou perfumes para facilitar os movimentos, evitando atritos na pele sensível do bebê.

Durante a massagem, concentre-se apenas no bebê, converse ou cante para ele.

O benefício desta massagem vai deixar a criança muito mais segura e feliz, além de relaxada, fazendo desaparecer no bebê progressivamente tudo o que exista de tensão muscular.







9 de ago. de 2013

7 de ago. de 2013

O que é endometriose?

A endometriose é uma doença caracterizada pela presença de endométrio (camada que reveste o útero por dentro e responsável pela formação da menstruação) fora do útero, mais frequentemente no ovário e no peritôneo (membrana que reveste os órgãos pélvicos e abdominais).

Há uma estimativa que a incidência de endometriose pode chegar a 45% em pacientes inférteis.


Ela pode variar desde casos assintomáticos até dores pélvicas incapacitantes. Os sintomas mais comuns são dor pélvica moderada e com duração superior há seis meses, cólicas menstruais e dor na relação sexual.

A maneira mais adequada de se fazer o diagnóstico é através da vídeo-laparoscopia, pois permite além da visualização das lesões, a classificação do grau de intensidade da doença, a realização de biópsia para confirmação diagnóstica, bem como o seu tratamento.

A endometriose é uma doença sem cura, e o tratamento deve-se levar em consideração a intensidade dos sintomas e o desejo ou não da paciente engravidar. Após a vídeo-laparoscopia, utilizam-se medicações que promovem a parada temporária das menstruações, levando a regressão das lesões de endometriose. Este tratamento dura em média de 3 a 6 meses.

Após o tratamento, uma das opções para as pacientes que não desejem engravidar, é o uso contínuo de anticoncepcionais hormonais, com a intenção de prevenir o retorno dos sintomas.

Para as mulheres que desejam engravidar, mas estão encontrando dificuldades, uma solução seria fazer uma fertilização in vitro.

5 de ago. de 2013

Estimule o cérebro do seu bebê

Durante o desenvolvimento do sistema nervoso, há formação de conexões entre neurônios em excesso. Essas conexões estão diretamente ligadas a todas as funções cerebrais, facilitando o aprendizado intelectual e emocional.
Quando as conexões são pouco estimuladas após o nascimento, apagam-se. No entanto , se ativadas de maneira adequada, permanecem para formar as vias neuronais definitivas.


Para exemplificar algumas atividades que são adequadas para estimular o cérebro do seu filho nos três primeiros meses de vida, extraímos do livro 125 brincadeiras para estimular o cérebro de seu bebê:

- Chame-o pelo nome sempre
- Enquanto o balança, diga "eu amo você, "gracinha" e outras palavras de carinho
- Fale com ele como criança, com voz mais aguda, olhando em seus olhos
- Coloque música instrumental ou canções de ninar para ele ouvir
- Sopre partes do corpo do seu filho dizendo o nome para ele ouvir
- Pegue-o no colo e passeie pelo quarto
- Coloque o dedo indicador na mão dele para segurar
- Segure um lenço bem colorido em frente dele, movimentando para ele virar os olhos
- Agite um chocalho na frente do bebê e em lugares escondidos para ele procurar
- Cante e converse com ele enquanto troca as fraldas
- Pendure um móbile sobre o berço para estimular a visão
- Deite-o de costas e movimente suas pernas de forma suave, como se estivesse andando de bicicleta
- Carregue-o em diferentes posições para desenvolver noção de espaço e equilíbrio

Então mamães, vale muito a pena fazer estas e outras atividades com seu filho, pois além de estimular o cérebro do seu bebê, estará também aumentando o vínculo materno de amor e carinho.